sexta-feira, 31 de maio de 2013

O que é transexualidade por João W.Nery
Transexualidade é quando não há uma identificação entre o corpo biológico e as atribuições socioculturais que lhe  são impostas.Permite modificações através de hormônios ou/e de cirurgias reconstrutoras ou de readequação sexual,  para se fazer inteligível para os outros e proporcionando para si mesmo, um melhor bem estar psicossocial, mas não necessariamente.
Transexualidade é um das identidades de gênero e que podem também ter várias orientações sexuais. A s pessoas trans podem ser hetero, homo, bi, tri, pan ou assexuadas, como todo mundo.
A transexualidade é resistência ao poder, é ato político é transcendência de querer ser o que se deseja. É a flor rara que nasce do pântano da hipocrisia social, preocupada só em se definir como normal , mas que em riste aponta o dedo para discriminar em vez de ajudar.
A transexualidade são corpos "indisciplinados" que rompem fronteiras, resistem às normas (fictícias) de que só existe homem e mulher. Provam que as sexualidades são múltiplas, plurais e criativas. A transexualidade denuncia e  desestabiliza o  binarismo de gêneros ( macho e fêmea), as normas da hegemonia heterossexual e por isso, são castigados com falta de: visibilidade, trabalho, assistência integral à saúde,   leis protetoras à  mudança de documentação  e defesa legal à injúria e aos diários e cruéis assassinatos que sofrem.
Transtornada é esta  sociedade que  precisa  em "nome da ciência" criar uma patologia para  a transexualidade , quando ela é apenas, mais uma forma de ser no mundo.
Trasexualidade transgride regras, promove transformações,  explora novas formas de realização contra  padrões pré- estabelecidos.
Transexualidade é reivindicar a automia sobre o próprio corpo, é coragem de ser o que se sente. É um grito de liberdade, contra as imposições sócio- políticas sobre os corpos e gêneros.
A transexualidade denuncia  que não é a anatomia que faz o gênero  e prova que não é um pênis ou uma vagina que se faz um homem ou uma mulher.

Todos nascemos nus, o resto é "montagem" e "desmontagens".

Um comentário:

  1. muito bom... vc nos trás o realismo lírico de nossas lutas diárias contra um sistema que nos corta, nos enxuta e nos manobra... todos, independente dos caminhos ou descaminhos somos trans, transformadores do mundo e assim deve ser!!!

    ResponderExcluir